Facilitismo
Quanto à eliminação de chumbos até ao 9°ano a mensagem que vai passar para os alunos é de facilitismo e não de incentivo, os alunos com necessidades especiais estão a ser a regra, quando os bons alunos desde sempre foram deixados à sua sorte com risco de muitos desanimarem pelo caminho, quando deviam ser premiados e um exemplo a seguir, todos somos diferentes mas porque não aplicar esforço em melhorar em vez de ficar à espera de ajuda ou dependente dela?
Passou-se comigo, tinha acabado de passar para o secundário, apresentei um trabalho escrito em frente à turma, todos tinhamos que ler as nossas redações, quando terminei ficou um silêncio de morte na sala, a professora apercebeu-se que ninguém tinha entendido nada e mandou-me sentar agradecendo mas sem expressar à frente da turma o elogio para evitar humilhação, escreveu no trabalho um Excelente que só eu vi, percebi que daí para a frente tinha que ter vergonha de ser assim e lá me começaram os colegas a pôr de parte!
No 9°ano, no 1°período discuti a nota de Filosofia com o próprio professor, que me disse que eu tinha nota para ter um 20 mas que a política da escola não deixava dar nota máxima logo no início, para que o aluno se continuasse a esforçar, a mostrar que sabia e não se encostasse à bananeira. É óbvio que não engoli nada desta conversa de merda, nem era suposto o professor dar-me este tipo de informação mas como eu não me calava...
Só para vos dizer que nunca me achei especial, acho até que eu devia pertencer à normalidade de sermos exigentes connosco, o nosso próprio desafio mas a maioria fica-se pelo menor, é mais cómodo, tenho pena!